FAB abre processo seletivo para controladores de tráfego aéreo

Escrito por: admin Publicado por: Data criada: 2018-02-22 Acessos: 2346 Comentário (s): 0
As inscrições poderão ser realizadas de 05 a 23 de março

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou um Aviso de Convocação, Seleção e Incorporação de Profissionais de Nível Médio, na Área de Controle de Tráfego Aéreo. Ao total, são 21 vagas para os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA) e Confins (MG). As inscrições começam no dia 05 de março e seguem até o dia 23.

O Aviso de Convocação foi publicado no Diário Oficial da União, no Boletim do Comando da Aeronáutica e no site da FAB. O objetivo é atrair voluntários para prestação do Serviço Militar Temporário (até 8 anos), devidamente habilitados. Todos os participantes precisam atender às condições e às normas estabelecidas pela Aeronáutica.

O processo seletivo ocorrerá por meio de avaliação curricular realizada pela Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP). Inicialmente, será realizada a convocação para incorporação dos candidatos nas localidades dos destacamentos. Em seguida, os candidatos passarão por avaliação da produção oral em língua inglesa realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Para participar, é necessário ter formação técnica em informática, computação gráfica, informática para internet ou rede de computadores. Os candidatos deverão apresentar certificados ou diplomas em um desses cursos, expedidos por instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, com carga horária mínima de 1.000 (mil) horas. 

Capacitação

Os convocados serão classificados no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), com previsão inicial para incorporação em 14 de maio de 2018. A capacitação inclui as seguintes etapas: adaptação à atividade militar e o curso de controlador de tráfego aéreo no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), para adaptação à atividade funcional.

Segundo o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, alinhado ao processo de Reestruturação da Força Aérea Brasileira, o DECEA está fazendo mudanças na estrutura administrativa, operacional e técnica. “A Convocação de Voluntários para o Serviço Militar Temporário para função de controlador de tráfego aéreo faz parte dessas ações e tem a finalidade de contribuir para o investimento na área de recursos humanos. Essas medidas têm como propósito, também, atender às necessidades de pessoal e a valorização dos nossos profissionais, que prestam um serviço de controle de tráfego aéreo com extrema segurança e eficiência”, ressaltou o Oficial-General.

Acesse o Aviso de Convocação e conheça os detalhes do processo seletivo. 

Fonte: fab.mil.br

Tags:

Deixe um comentário

Captcha